terça-feira, 30 de março de 2010

[Apps]Nokia PC Suite Cleaner 7.1.1 – Remover sem deixar rasto

A Nokia decidiu alterar o software que acompanha cada equipamento seu. O software de gestão dos Nokia, o PC Suite, está a ser substituído pelo Nokia Ovi Suite 2.0. Esta alteração, para quem já tem instalado o Nokia PC Suite pode ser problemática, tendo em conta que a simples desinstalação do PC Suite não remove tudo o que instalou, provocando problemas na instalação do Ovi Suite.

Sabendo disso a Nokia desenvolveu uma ferramenta para remover completamente o Nokia PC Suite.

Para que consiga remover tudo sem deixar rasto terá de utilizar o Nokia PC Suite Cleaner.

Nokia PC Suite Cleaner é uma pequena ferramenta portátil, que foi desenvolvida pela Nokia. Permite ao utilizador remover os elementos desnecessários que o PC Suite deixou no resgisto do Windows. Além de deixar no registo alguns fragmentos a desinstalação conforme a conhecemos, não remove pastas vazias, lixo que não deveria ficar.

Esta aplicação permite:

  • Remover ficheiros desnecessários do Nokia PC Suite para que possa fazer uma instalação nova
  • Limpar os ficheiros e o registo
  • Manter intactos outros locais de dados

Serviço simples, limpo e que o poderá ajudar. Óptima ferramenta para quem tem um Nokia e utiliza a ferramenta de gestão da marca Finlandesa.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Nokia PC Suite Cleaner 7.1.1 [994.50KB]
Homepage: Nokia

segunda-feira, 29 de março de 2010

[Apps]CDCheck 3.1.14.0 – Recuperar dados de CD/DVD’s danificados

Provavelmente já lhe aconteceu tirar um CD ou um DVD da estante, meter no computador e… nada! Não o conseguimos abrir ou, mesmo que abra, não conseguimos retirar o seu conteúdo que tanta falta faz.

Os CDs datam de 1982, quando começaram a ser comercializados. desde então tudo foi dirigido para a sua massificação. O Vinil quase desapareceu e ao nível de dados, foi uma lufada de ar fresco a chegada deste suporte óptico. Mais tarde apareceu o DVD mas basicamente e em grosso modo, tem as mesmas características de armazenamento (salvaguardando o espaço de armazenamento). Ambos sofrem com a idade e a velhice é um dos motivos para a perda de dados lá guardados. Além disso, a sua utilização leva a que apareçam riscos e “danos” vários na base de leitura do disco. CDCheck pode ser uma solução para recuperação.

O CDCheck é um utilitário para prevenir, detectar e recuperar ficheiros danificados com enfase na detecção de erros. Oferece verificação confiável, criação e verificação de cifras MD5, CRC-32, SHA, entre outras (no formato SFV, MD5 e CRC), é extremamente eficiente a comparar ficheiros (mais rápido que em muitos programas) e a recuperá-los.

Esta ferramenta permite ser utilizado em todos os ficheiros visiveis pelo sistema operativo. Isto significa que pode aceder a todos os ficheiros que vê com o Windows Explorer (CDs, DVDs, disketes, ZIP drives, chaves USB…).

Pode ainda aceder e trabalhar sobre CD’s audio e fornecer informações sobre CD/DVD’s colocados nas drives (fabricante, tipo de media,…).

A ter em conta, pois há alturas onde tudo poderá ajudar na recuperação de dados únicos e insubstituíveis.

NOTA:
Esta aplicação é gratuita mas exige um registo, também ele gratuito, para que possa utilizar a ferramenta (uso pessoal) para além dos 30 dias indicados no programa.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: CDCheck 3.1.14.0 [1.42MB]
Homepage: CDCheck

domingo, 28 de março de 2010

[Apps]NetRouteView – Defina as rotas do seu PC

A gestão do tráfego de saída dados dos nossos PC´s é feita de forma inteligente pelos Sistemas Operativos. Basicamente eles calculam as rotas com menor custo e por ai mandam o tráfego. No entanto em muitos casos não se limita a existir apenas um caminho de saída e podem haver destinos específicos dentro da nossa rede.

Todos estes caminhos e a decisão de para onde enviar o trafego está dependente de tabelas de routing. São elas os controladores de trafego e os policias sinaleiros dos nossos PC’s.


Apesar de ser uma informação importante esta não é de fácil acesso. Para colmatar este problema a Nirsoft, que já nos habituou a muito boas ferramentas, desenvolveu o NetRouteView.

Esta pequena aplicação portátil permite que tenhamos acesso graficamente ao mesmo que teríamos se executássemos o comando route print numa janela de DOS. Com ela podemos ver as rotas definidas no nosso PC e podemos ainda alterar ou adicionar novas rotas, temporárias ou permanentes.

A informação mostrada é a seguinte:

  • Destino
  • MAscara
  • Gateway
  • Endereço IP
  • Métrica
  • Tipo
  • Protocolo
  • Idade (sem segundos)
  • Nome da interface
  • Endereço MAC

Podem ainda exportar toda a informação referente a uma ou mais rotas para o formato HTML.

Infelizmente esta ferramenta apenas suporta rotas em IPv4, apesar de as mais recentes versões de Windows suportarem já IPv6.

Chamo a vossa atenção para que devem usar esta ferramenta com cautela pois podem desconfigurar tornar o vosso acesso à Internet (ou intranet) instável ou inacessível por completo.

É uma excelente ferramenta para terem na vossa pen usb caso façam despiste de problemas ou se configurarem máquinas Windows que necessitem de afinações mais personalizadas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k / XP / Vista / 7
Download: NetRouteView 1.05 [39,42KB]
Homepage: NetRouteView

sexta-feira, 26 de março de 2010

[Apps]iTALC 1.0.10 – Controlo remoto da sua sala de aula

Com a “vulgarização” da utilização dos portáteis nas escolas, os docentes podem criar algumas dinâmicas aproveitando o que de bom os projectos e-escolas e e-escolinhas trouxeram. Ao nível da formação esta aplicação torna-se numa ferramenta muito simples e útil.

iTALC é uma fantástica aplicação para gerir remotamente um ou vários computadores dentro de uma rede, numa sala de aulas, num grupo remoto.


Começando pelo principio, posso referir que esta ferramenta é gratuita, permite fazer ligações remotas a outras máquinas onde o controlo é absoluto.

Posso visualizar apenas o que se está a passar no ecrã da máquina em causa, posso ser eu a intervir nas acções do utilizador, posso simplesmente bloquear todo e qualquer movimento na dita máquina e, em caso extremo, posso mesmo operar um encerramento remoto.

É uma ferramenta bastante requisitada, chegam-nos alguns pedidos sobre estas aplicações que permitam controlar os computadores dos alunos numa sala de aula ou formação. Esta é apenas a aplicação ideal.

Numa empresa, o administrador da rede, o formador ou alguém com responsabilidade técnica, pode do seu posto de trabalho ter acesso a qualquer máquina e desenvolver uma acção de forma simples e rápida. Pode-o fazer em modo silencioso, sem que a sua presença seja detectada pelo utilizador e com isso perturbe o normal funcionamento da actividade do posto de trabalho; pode entrar em modo demonstrativo, onde os seus passos serão detectados e seguidos pelo utilizador da máquina.

A aplicação confere vários níveis de segurança para o administrador; na instalação, pode definir uma chave que será o elo de ligação entre a aplicação “Mestre” e a aplicação “Cliente” que será instalada nos postos de trabalho. Essa chave poderá ser guardada por exemplo numa penUSB e em cada instalação da aplicação cliente esta será solicitada.

Durante a demonstração, o administrador/professor/formador poderá enviar aos postos ou ao posto em modo individual uma mensagem de texto. Também poderá fazer screenshots da área de visualização do utilizador/cliente.

Além destas opções, que me parecem importantes ou as mais importantes, poderá encontrar outras mais específicas como o acesso via VPN entre outros aspectos de controlo remoto.

Não é difícil de instalar e de montar a estrutura remota. No meu caso, bastou instalar ambas as aplicações (Master & Client); nas restantes máquinas instalei a aplicação Cliente; na Firewall dei indicação de passagem para o IP X ao porto Y; no master cria-se uma grupo ou uma classe de aulas, depois adicionam-se a esse grupo os clientes, onde nos será pedido o Nome, IP/hostname, MAC-Aderess (facultativo) cada cliente com nome, IP e outros dados de classificação.

Depois é só usufruir desta fantástica ferramenta. Em funcionamento, o Cliente fica com um ícone visível junto ao relógio. Espero que vos seja útil.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download [win]: iTALC 1.0.10 [5.97MB]
Download [linux]: iTALC 1.0.9 [2.61MB]
Homepage: iTALC

quarta-feira, 24 de março de 2010

[Dica]Ailurus 10.03.2 – O Linux fácil de usar

Ailurus = “Install software” + “Configure Linux” + “Study Linux skills”

O Ailurus é uma aplicação bastante útil que permite efectuar várias alterações no nosso sistema. Configurações de optimização, instalação de pacotes, informação do nosso hardware, são algumas das funcionalidades que fazem do Ailurus um aplicação de eleição.

ailurus

Características

  • Ajuda os utilizadores Linux a estudar algumas features do Linux
  • Instalar/Remover aplicações que não se encontram nos repositórios oficiais
  • Activar/Desactivar repositórios de “terceiros”
  • Informação sobre a BIOS, Motherboard, CPU e bateria
  • Mostrar/Ocultar a página Home do utilizador, ícone da lixeira e ícone da placa de rede
  • Configurar alguns parametros do nautilus (ex. thumbnail)
  • Mostrar/Ocultar splash scren do GNOME

Como Instalar

O Ailurus tem suporte para o Fedora 10~12, Ubuntu/KUbuntu/XUbuntu
8.04 ~ 9.10 e Mint 5 ~8

Ubuntu e Mint

sudo add-apt-repository ppa:ailurus

sudo apt-get update

sudo apt-get install ailurus

Fedora

su -c 'wget http://homerxing.fedorapeople.org/ailurus.repo -O /etc/yum.repos.d/ailurus.repo'

su -c 'yum makecache'
su -c 'yum install ailurus'

Alguns Screenshots

Além de todas as potencialidades, o Ailurus dá-nos ainda uma dica cada vez que é iniciado

ailurus1

Visualização do Hardware da nossa máquina

ailurus2

Informação do sistema Linux

ailurus3

Configurações do sistema

ailurus4

Depois de ter o Ailurus devo dizer que fiquei impressionado com as características da aplicação. É caso para dizer: MUITO BOM!

Dica fornecida por pplware

[Apps]Video DVD Maker FREE v3.20.0.50

Hoje em dia é fácil sermos aventureiros o suficiente para tentar encarnar o papel de realizador. Muitas curtas metragens caseiras tornar-se-iam fantásticos sucessos de bilheteira… não duvidem! Nada como ter as ferramentas certas!

dvd_1

Além dos equipamentos estarem bem mais baratos, os periféricos que os complementam estão também mais acessíveis. Essa facilidade de manipulação deriva muito de aplicações de edição/gravação de vídeo bem estruturadas e acima de tudo gratuitas.

Um exemplo é o Video DVD Maker Free. Esta aplicação serve para “estruturar” o nosso trabalho de gravação; com ele podemos capturar, editar e gravar para um suporte multimédia (CD-R/RW, DVD-R/RW e DVD-R DL) para depois apresentar num dvd de mesa.

Com a aplicação já instalada no seu PC, pode capturar vídeo de qualquer dispositivo de vídeo (câmara DV, web câmara, placa TV, etc.) Também pode importar variadíssimos formatos vídeo (AVI, DIVX, XVID, MP4, MPG, WMV, ASF, MOV, FLV, etc.)*.

*Infelizmente só a versão PRO é que permite integrar os FLV dos agregadores de vídeo (YouTube, Metacafe, etc) e mais uma série de funções interessante. Ver aqui.

Usando um interface simples mas bastante intuitivo, edite ou adicione outros suplementos ao seu projecto. Feito isso, está na hora de gravar. Para isso siga as instruções que o levarão à gravação em diversos suportes (CD R/RW, DVD+R/RW, DVD-R/RW, DVD DL, etc.).-

Pode exportar depois em DVD Vídeo, a versão pró aumenta a oferta para Vídeo CD e Super Vídeo CD.

Mas, como sempre, é a experimentar que descobrimos a magia da simplicidade. Divirta-se a montar DVD’s, para mostrar aos amigos, daqueles clips que frequentemente lhe chegam ao mail, aqueles divertidos filmes que até é crime guardar sem os mostrar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: Video DVD Maker FREE 3.20.0.50 [8.26MB]
Homepage: Video DVD Maker

terça-feira, 23 de março de 2010

[Apps]ResourcesExtract 1.15 – Como Extrair ícones do shell32.dll?

Existem dentro do nosso sistema operativo, alguns ficheiros chamados de bibliotecas, isto é, são ficheiros que agrupam ficheiros. Pode parecer um pleonasmo mas os DLL ou mesmo os EXE (em grosso modo) são bibliotecas que podem conter ícones, vídeos, fontes e mais um sem número de elementos.

Para dar um exemplo conhecido, quando alteramos um ícone de um atalho, vamos escolher outro dentro de uma biblioteca que se chama shell32.dll. Este DLL (Biblioteca de ligação dinâmica) contém os tais ícones e outros ficheiros. E certamente alguns de vós já se questionaram como poderiam ver o que está lá dentro de forma individual. Para isso temos de os extrair de dentro dessa biblioteca.

Podemos usar vários programas, mas o ResourcesExtract da Nirsoft é gratuito, fácil de utilizar e não requer instalação.

As operações da janela principal são simples: escolhemos qual o ficheiro a extrair o conteúdos, escolhemos o local para onde queremos o conteúdo extraído, assinalamos o que queremos tirar de dentro dos muitos ficheiros existentes e temos o trabalho em segundos resolvido.

Como dentro de cada biblioteca pode existir pastas e sub-pastas, entre outros objectos, o ResourcesExtract ainda permite outras acções mais profundas na pesquisa dos conteúdos, mas está tudo bem esclarecido na janela da ferramenta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: ResourcesExtract 1.15 [25.21KB]
Homepage: Nirsoft

sábado, 20 de março de 2010

[Apps]Universal Viewer 5.2.1 – Descomplique as extensões no seu PC

Em tempos, a dificuldade do utilizador comum, era saber a quem pertencia determinado ficheiro. Lembro-me de ter que instalar as aplicações para poder ver ficheiros desenvolvidos por essas ferramentas, mesmo que não necessitasse de as usar. Mas eram tempos onde os visualizadores universais ainda não tinham presença. Hoje em dia é cada vez mais usual termos um desses visualizadores universais, estando aptos a abrir qualquer ficheiro. Há muitos destes visualizadores universais.

Universal Viewer é um desses visualizadores universais que suporta um grande leque de formatos. Este visualizador avançado suporta os formatos comuns de texto, binário, unicode, jpeg, gif, png e suporta também outros mais específicos como doc, docx, xlsx, ppt, pptx, odt, pdf, entre muitos outros.

O software contem modos de visualização para nove diferentes categorias:

  • Texto
  • Binário (tamanho fixo)
  • Hex
  • Imagem/Multimédia
  • Internet/Office
  • Unicode
  • Plugins
  • RTF/UTF-8
  • MS Office

Existem várias opções para que possa ter um controlo total e, dessa forma, optimizar o modo como as pode aplicar no seu dia-a-dia (quando for confrontado com elas).

O visualizador suporta plugins que aumentam a tentacularidade da sua acção, no entanto e separadamente, este tem as suas próprias configurações, podendo a partir dos seus menus esquematizar vários processos.

Essas opções de configuração estão disponíveis para no interface da ferramenta, estão também no tipo de ficheiro, num texto, nos ficheiros multimédia, em atalhos, no historial e num conjunto de outras configurações.

Uma dessas funções é a fantástica opção de ter este visualizador a partir do menu de contexto. Desde que a aplicação seja totalmente compativel com o formato Unicode, pode ver logo a opção Universal Viewer em qualquer local do Windows.

Resumindo: esta ferramenta tem acção sobre os seguintes assuntos:

  • Embutidas funções com plugins para: imagens, multimédia, visualizador de páginas web
  • Suporte para múltiplos códigos: ANSI, OEM, EBCDIC, ISO etc.
  • Suporte para conversores de texto tais como: DOC, DOCX, ODT, PDF etc.
  • Suporte para ferramentas do utilizador
  • Barra de ferramentas, Barra de estado e outros melhoramentos de interface
  • Actualização do ficheiro após alteração, opção “Follow tail” ou seguir o rasto.
  • Apresentação de números de linhas
  • Apresentação de caracteres não imprimíveis
  • Modo combinado Unicode/Hex (Modo Unicode duplicado)
  • Moderna biblioteca de pesquisa Regex
  • Pré-visualização de impressão
  • Visualizador EXIF

Estas ferramentas, juntamente com as muitas opções disponíveis online, permitem acima de tudo um sistemas multi-opções a preços baixíssimos sem perder qualquer capacidade de resposta, dentro dos mais variados formatos de ficheiros que o utilizador precisará de abrir.

Considere andar com a versão portátil no seu disco externo ou na sua pendriveUSB. Nunca fica mal.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32bits)
Download: Universal Viewer 5.2.1 installer [4.21MB]
Download: Universal Viewer 5.2.1 Portable [4.70MB]
Homepage: Uvviewesoft