terça-feira, 26 de abril de 2011

[Dica]WeTransfer – Partilhe ficheiros até 2Gigas

Quando temos de passar ficheiros de grandes dimensões para vários utilizadores, o ideal é recorrer a um disco externo. Infelizmente este cenário não se pode replicar quando as localizações geográficas destes utilizadores são distintas e a distancia entre cada um deles é grande.

Nestes casos o ideal é recorrer a sistemas de partilha de ficheiros pela Internet. Existem vários serviços, uns mais completos que outros, mas todos capazes de cumprir a tarefa exigida. Hoje vamos apresentar mais uma excelente alternativa, o WeTransfer.


Este novo serviço permite que qualquer utilizador partilhe ficheiros com outros de forma muito simples e sem qualquer necessidade de aplicações externas. Para além disso, o WeTransfer não requer que os seus utilizadores efectuem qualquer registo ou subscrição.

Basta que preencham os dados que são pedidos e que são os ficheiros que pretendem partilhar, o remetente original e os destinatários. Esses ficheiros podem ser em qualquer número, desde que não excedam os dois gigas de tamanho total. O número de destinatários tem também o limite de 20 endereços de email.

O serviço WeTransfer mantêm esses ficheiros nos seus servidores durante duas semanas e nesse período qualquer um dos utilizadores pode descarregá-los. Depois desse período os ficheiros são simplesmente apagados e deixamos de ter acesso a eles.

Após o envio desses ficheiros, é enviado um email para cada um dos destinatários com o link onde podem aceder aos ficheiros enviados. Nenhum dos receptores das mensagens vai conseguir ver os outros destinatários e por isso não existe a possibilidade de existirem endereços de email partilhados. Os ficheiros estão guardados nos servidores não de forma “solta”, mas sim comprimidos e de forma a ocuparem o menor espaço possível.

A forma que os criadores do WeTransfer encontraram para manter este serviço gratuito foi através da apresentação de publicidade. No entanto esta publicidade está bem visível, não sendo no entanto nada obstrutiva. É colocada como fundo da página do WeTransfer e é bem visível para todos.

Este tipo de serviços são cada mais frequentes na Internet e cada um deles tem as suas características únicas. O WeTransfer prima pela simplicidade e pela inexistência de qualquer registo ou cliente externo.

Existe a possibilidade de criar canais específicos dentro do WeTransfer, tendo este serviço um custo de 120$ anuais. Este permite manter os ficheiros durante 4 semanas e permite a personalização das imagens de fundo das páginas.

Se têm necessidade de transferir diversos ficheiros grande com frequência esta é mais uma boa alternativa. Simples de usar e sem necessidade de qualquer elemento externo. Basta indicarem os ficheiros, o vosso endereço de email como remetente e os endereços dos destinatários.

Homepage: WeTransfer

[Apps]File Wiper – Remova ficheiros de forma segura

Sempre que eliminamos um simples ficheiro do nosso disco, corremos o risco de o conseguirem recuperar de forma simples. Basta usar uma qualquer ferramenta de recuperação de dados e o que queríamos ver desaparecido volta de forma simples.

Devemos por isso munirmo-nos de ferramentas que permitam apagar de forma definitiva todos os ficheiros que queremos erradicar de forma permanente. O File Wiper é uma ferramenta que nos vai ajudar nessa tarefa.


A forma mais simples de conseguirmos eliminar um ficheiro é através da escrita de “lixo” no local onde o tínhamos anteriormente. Desta forma as ferramentas convencionais não vão conseguir chegar ao conteúdo original e fica impossibilitada a sua recuperação.

Existem métodos mais ou menos simples de fazer, desde a simples escrita de uns e zeros no local do ficheiro até à escrita de caracteres aleatórios por diversas vezes.

O File Wiper vai permitir que escolham o método a ser usado para a eliminação dos ficheiros que pretenderem. Existem quatro métodos a serem escolhidos, cada um mais seguro e complexo que o anterior. Desde a simples escrita de passagem de zeros uma vez (Quick Erase) até à muito completa escrita em sete passagens e com a colocação de diversos tipos de caracteres. Basta que acedam ao ícone que fica na Área de Notificação do Windows e que escolham o método que mais vos interessa.

A forma de usar o File Wiper é simples. Quando o executam passam a ter disponível um novo ícone no ecrã, para onde devem arrastar os ficheiros ou pastas que pretendem eliminar. Depois de largados aí os ficheiros, o File Wiper irá aplicar o método de destruição definido.

Usem o File Wiper para eliminarem de forma segura todos os ficheiros que pretenderem fazer desaparecer de forma definitiva. Lembrem-se no entanto que depois de o File Wiper realizar a sua tarefa a recuperação desses mesmos ficheiros vai ser impossível.

O File Wiper é completamente portátil e por isso pode ser usado sem qualquer problema e em qualquer lugar. Basta que o tenham convosco e sempre pronto a ser utilizado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: File Wiper 0.1 [41.83KB]
Homepage: File Wiper

[Apps]Sumatra PDF 1.5 – O Peso Pluma dos PDF’s

Sumatra PDF é um visualizador de ficheiros PDF que aposta no minimalismo gráfico em favorecimento da sua ligeireza de funcionamento. Existem vários visualizadores de PDF no mercado, uns pagos e muitos gratuitos, mas qual deles o melhor?

Bom, hoje em dia o melhor é aquele que nos permite sem qualquer dificuldade abrir, ler e eventualmente exportar um ficheiros PDF. O aspecto gráfico está num plano secundário, dada a rotina com que se utilizam os ficheiros no formato PDF.

Depois exige-se algumas funções básicas como imprimir, rodar e exportar, funções estas presentes no Sumatra. Esta versão portátil, permite que o utilizador possa abrir um PDF em qualquer computador utilizando a sua pendrive USB.

Leve, portátil, simples e em português. Precisa de mais alguma função?

Novidades desta versão:

  • Adicionado suporte para documentos XPS, CBZ e CBR
  • Adicionada a possibilidade de criar atalhos para um determinado local do documento
  • Adicionadas opções ao menu de contexto para permitir copiar texto ou links
  • Criada a opção de navegação dentro de pastas

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/NT/2k/XP/Vista/Win7
Download: Sumatra PDF Portable 1.5 [2.02MB]
Download: Sumatra PDF 1.5 [4.09MB]
Homepage: Sumatra PDF

segunda-feira, 18 de abril de 2011

[Dica] Activar “Guardar e Sair” abas no Firefox 4

Na versão 4, firefox deixou de possuir por defeito guardar as abas ao sair.


You are about to close X tabs. Are you sure you want to continue?

Para resolver esta situação temos que ir ao menu de configuração do browser.

1. Escrever na barra de endereços about:config e premir tecla enter.

2. Clicar no botão “Serei cuidadoso, Prometo!

3. Na barra de filtro, escrever browser.showQuitWarning e premir tecla enter.

4. Por pré-definição encontra-se com valor 'false'. Para alterar basta dar um duplo click ou então clicar com botão direito do rato e escolher a opção 'alterar' e mudando o valor para 'true' teremos então o que pretendíamos.



Como ativar o Salvar e Sair abas no Firefox 4

showQuitWarning

As alterações são efectuadas de imediato, e quando for a fechar o browser, já irá aparecer a 'velha' e valiosa mensagem de "Guardar e Sair".

Do you want Firefox to save your tabs for the next time it starts?

sábado, 16 de abril de 2011

[Apps]Microsoft Safety Scanner – Procure vírus no seu PC avulso

A preocupação pela segurança deve ser uma constante. Os nossos dados e as nossas máquinas podem ser usados para os fins mais impensáveis, caso os atacantes assim o entendam. Torna-se por isso necessário termos instalado na nossa máquina um bom antivírus, que nos garante a protecção necessária.

Infelizmente deparamo-nos muitas vezes com sistemas operativos cujos donos foram descuidados e que estão infectados com todo o tipo de vírus e malware. Nestas situações o ideal é recorrer a aplicações que correm o nosso disco à procura de problemas e os corrigem de imediato. Existem dezenas de aplicações desse tipo, mas agora a Microsoft resolveu entrar também nesse mercado, com o Microsoft Safety Scanner.


O Microsoft Safety Scanner não é um antivírus. É sim uma ferramenta que vai auditar o vosso disco e que pode detectar um vasto conjunto de vírus e outros problemas. Não deve ser usado como protecção em tempo real, mas sim uma ferramenta que vos vai permitir resolver problemas depois de estes acontecerem.

O seu modo de funcionamento é extremamente simples. Basta descarregarem a aplicação e executá-la. Vai-vos ser apresentado uma interface onde podem escolher o tipo de pesquisa que pretendem fazer:

  • Quick Scan – Esta pesquisa vai apenas incidir nas zonas em que é mais normal a presença de vírus e malware. Caso seja detectada a presença de algum problema será pedida uma pesquisa mais exaustiva.
  • Full Scan – Todo o sistema será pesquisado e analisado. Esta é a pesquisa mais completa e pode demorar algumas horas.
  • Costumized Scan – Ao escolherem esta pesquisa vão ter de indicar quais as zonas do vosso disco que pretendem que sejam pesquisadas. Pode ser usada em complemento com o Quick Scan.

O Microsoft Safety Scanner é uma ferramenta que devem usar em situações cujo comportamento de um PC esteja estranho. Não o devem usar para substituir um antivírus, mas sim como um complemento.

Tenham em atenção que de cada vez que descarregarem o Microsoft Safety Scanner, este apenas terá uma validade de 10 dias. É a forma que a Microsoft encontrou de obrigar os utilizadores a terem as assinaturas de vírus sempre actualizadas, já que o Microsoft Safety Scanner não tem qualquer mecanismo de actualização.

A Microsoft recomenda que usem o Microsoft Safety Scanner como complemento para o seu antivírus, o Microsoft Security Essentials. Não se esqueçam de se munir de todas as ferramentas necessárias, porque depois pode ser tarde demais!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/7
Homepage: Microsoft Safety Scanner

sábado, 9 de abril de 2011

[Dica]Upgrade – Ubuntu 10.04 para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Chegou a hora de deixarmos o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) e subirmos mais um degrau até ao Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat. Segundo informações da Canonical, a versão final está prevista para 10 de Outubro de 2010 (ver calendário aqui). Quem pretender actualizar o seu sistema Ubuntu 10.04 para 10.10 , pode seguir as instruções seguintes.

ubuntu_1010_03

O Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat será a próxima versão da mais popular distribuição de Linux. A Canonical já levantou o véu relativamente a algumas novidades das quais destacamos o suporte a multitouch (através do uTouch 1.0) e melhor suporte para cloud computing.

Para quem já tem o Ubuntu 10.04 instalado, e pretenda de imediato actualizar o sistema para a versão 10.10, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Carregar nas teclas Alt + F2 e escrever o comando update-manager -d

ubuntu_1010_00

Passo 2 – Em seguida, é apresentada uma janela onde temos disponível um botão “Upgrade” para proceder à actualização para a versão 10.10 do Ubuntu.

ubuntu_1010_01

Passo 3 – Após carregar no botão “Upgrade”, é exibida uma janela com informações que indicam que a versão actual do Ubuntu 10.10 é ainda uma versão ALPHA. Se desejar continuar, basta carregar no botão “Upgrade”.

ubuntu_1010_02

Passo 4 – Nesta fase, o sistema começará o processo de actualização. No meu caso, este processo demorou aproximadamente 1h.

ubuntu_1010_04

Depois de tudo instalado, é hora de usufruir do novo sistema e esperar pelos muitos artigos que terão como base o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat.

ubuntu_1010_05

A actualização é muito simples, e ao que já tive possibilidade de testar, esta versão do Ubuntu encontra-se bastante estável. Chamo apenas a atenção para quem recorre a virtualização com o VirtualBox, segundo verifiquei ainda não existe suporte para instalação do VBoxAdditions.

[Dica]Instale o fantástico Firefox 4 no Ubuntu 10.10

O Firefox foi já descarregado por mais de 25 milhões de utilizadores (5 mil downloads por minuto, com picos na ordem dos 10 mil downloads).

O Firefox 4.0 foi disponibilizado e trouxe com ele muitas novidades. O Firefox continua a ser o meu browser de eleição (pessoalmente penso que é um dos mais completos do mercado) e a versão 4 veio reforçar ainda mais a minha confiança.

Comecei por instalá-lo no Windows e, passado alguns dias. instalei-o no Ubuntu. Alguns utilizadores questionaram-me como proceder à sua instalação no Linux e, nesse sentido, decidi criar um artigo para todos.

ffox_Ubuntu

O Firefox 4 traz algumas novidades a nível de interface, novas funcionalidades e apenas no primeiro dia ultrapassou a quota de mercado do IE9. Segundo informações da própria Mozzila, nos dois primeiros dias o Firefox foi descarregado mais de 15 milhões de vezes, o equivalente ao número de utilizadores na Internet em 1995. Se, por exemplo, cada download correspondesse a uma milha, a distância seria suficiente para fazer 33 viagens de ida e volta à Lua.

Como instalar o Firefox no Ubuntu 10.10?

Para começar, vamos a Applications e abrimos o Ubuntu Software Center

ffox_00

Em seguida escolhemos no menu “Edit” e posteriormente “Software Sources

ffox_02

Já dentro da janela “Software Sources” seleccionamos o separador Other Software, carregamos no botão Add e adicionamos o seguinte repositório:

ppa:mozillateam/firefox-stable

Para finalizar carregamos em Add Source e fechamos o Ubuntu Software Center.

ffox_03

Em seguida vamos a System–>Administration e escolhemos Update Manager. Na lista de actualizações verifiquem se têm os pacotes, como mostra a figura seguinte, seleccionados. Para instalar, basta carregar no botão “Install Updates

ffox_04

Depois de instalar as actualizações anterior, basta ir a Application—>Internet—>Firefox e… voilá

ffox_05

Tenho realizado alguns testes no Ubuntu, e a performance é fantástica. Para quem ainda não o instalou, aqui está uma boa oportunidade para o fazer.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[Dica]Google Page Speed – Dicas para optimizar o teu site

Todos os que desenvolvem sites sabem da importância que tem a optimização dos diferentes elementos que o compõem. Consegue-se ganhar preciosos segundos e poupar largura de banda se alguns itens forem melhorados e ajustados.

Infelizmente a maioria das ferramentas que existem não são muito adequadas e não nos dão orientações sobre o que devemos alterar ou melhorar. Apenas nos apontam os erros e as necessidades de melhorias. A Google, que também tem a lucrar com essas optimizações, lançou agora o serviço Page Speed, que mede e apontam as necessidades de melhoria de todos os sites que mandarem testar.

Ao analisarem o vosso site com esta ferramenta é-vos indicada todas as possibilidades de melhorias que devem implementar, por forma a que este fique mais rápido e com menor tempo de processamento. São pequenos pormenores que por vezes nos escapam, mas que têm um impacto grande na performance geral.

Ao acederem ao Page Speed devem indicar qual o endereço que pretendem ver analisado e sobre o qual vos serão apresentadas as dicas de optimização. Devem ainda indicar, se pretenderem que o Google Page Speed analise o vosso site numa perspectiva de cliente PC ou de cliente móvel. Por omissão a analise é feita no primeiro modo.

Ao fim de alguns segundos a análise é terminada e é-vos apresentada uma nota da prestação do site e um vasto leque de sugestões. Estas estão divididas em 4 áreas distintas, indo das mais prementes (Alta prioridade).

Cada uma das diferentes prioridades contêm todos os itens que foram encontrados e que devem ser adaptados para contornar esse problema. Alguns são de fácil execução e outros têm um grau de complexidade maior. Em todos os casos é apresentado pela Google informação de como os contornar, bem como que impacto tem no desempenho global.

O Google Page Speed encontra-se disponível já há algum tempo na forma de uma extensão para Chrome ou para Firefox, mas a Google resolveu agora torna-lo um serviço disponível para todos os utilizadores, independente do browser e e sem recurso a extensões.

É uma ferramenta/serviço que vos vai ajudar a melhorar o vosso site, analisando-o e dando-vos conselhos de melhoria. Testem-no e vão com certeza encontrar o que fazer.

Homepage: Google Page Speed

[Apps] DriverBackup! – Drivers para a posteridade

Sempre que se avizinha a ingrata tarefa de reinstalar um Windows num PC, uma das maiores preocupações de quem vai realizar essa tarefa é a certeza de que vai ter de passar horas a procurar os drivers indicados para o hardware presente.

O Windows 7 representou um passo de gigante por parte da Microsoft no que toca à disponibilização e actualização de drivers, mas existem ainda situações que nem esta funcionalidade consegue resolver e acabamos por ficar de mão atadas e consumimos muitas horas à procura do driver. A solução é pensar antecipadamente e fazer um backup dos drivers presentes na máquina. O DriverBackup! é uma ferramenta que dá uma ajuda nesse processo.


Com o DriverBackup! vão poder fazer um backup completo dos vossos drivers e assim estarem salvaguardado de problemas. Esta ferramenta permite ainda fazer o processo oposto e repor num novo sistema operativo um conjunto de drivers que tenham já salvaguardado.

Com uma interface muito intuitiva e simples de usar, o DriverBackup! garante que os drivers que o utilizador escolher para salvaguardar são recolhidos e prontos para serem usados. Existe ainda a possibilidade de através de linha de comando efectuar a reposição, o que garante uma ainda maior simplicidade de uso.

Esta ferramenta, completamente portátil, tem de ser executada com permissões de Administrador pois necessita de acesso a zonas mais sensíveis do Windows, para efectuar a recolha. Depois de lançada é apresentada a lista de drivers presentes no sistema e o utilizador apenas tem de escolher os que pretendem guardar. Indiquem o caminho onde pretendem ter guardados e mais alguns parâmetros que vos ajudam a identificar os drivers. No final deverão ter no local indicado um ficheiros de index e uma estrutura de pastas com cada um dos drivers.

O processo de reposição é em tudo idêntico ao de recolha, sendo apenas distinto pelo facto de que devem escolher a localização do backup que pretendem repor. Depois do backup identificado, devem indicar quais os drivers a serem repostos no sistema.

O processo de reposição é rápido. No final devem ficar com o vosso sistema actualizado sem terem de recorrer à procura insistente de drivers.

O DriverBackup! é um excelente auxiliar para que possam salvaguardar os vossos drivers. Este processo permite que não tenham de passar pelo penoso processo recolha de drivers a cada reinstalação.

Usem-no também para fazerem recolhas periódicas dos drivers que vão instalando no vosso Windows. Mais vale prevenir do que remediar e existem situações em que não conseguimos ter acesso ao sistema operativo. É uma salvaguarda que vos vai deixar muito descansados.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: DriverBackup! 2 [397.23KB]
Homepage: DriverBackup!

terça-feira, 5 de abril de 2011

[Apps]Default Programs Editor – Gerir um pouco mais o Windows

O Windows é um sistema operativo que esta orientado para todos os tipos de utilizadores. É esta uma das razões para a sua popularidade e para a sua vasta aceitação e utilização. No entanto, é um pouco fechado no que toca à possibilidade de customização e parametrização de componentes. Esta característica é propositada e garante que os sistemas estejam o mais funcionais possível e sem que existam interferências derivadas de alterações incorrectas.

Naturalmente que os utilizadores que estão mais preparados e dispostos para alterarem os seus sistemas se sentem limitados e sem qualquer hipótese de o fazerem de forma “natural”. Têm por isso de recorrer a ferramentas externas para efectuarem todas as alterações que pretendem. O Default Programs Editor é um desses programas e permite que alterem parâmetros associados aos programas a serem usados por omissão.


Com o Default Programs Editor vão poder gerir que programas devem ser usados para abrir os ficheiros, bem como um outro vasto leque de opções do vosso Windows, todos relacionados com a interacção com os ficheiros que estão nos vossos ficheiros.

A sua interface está dividida no acesso a três zonas distintas. A primeira associada aos ficheiros, a segunda relativa às configurações de autoplay e a terceira dirigida aos programas que abres os ficheiros de forma automática.

Na primeira zona, e se lhe acederem, vão poder mudar três parâmetros. O primeiro está associado ao menu de contexto e aí podem adicionar, remover ou alterar o conteúdo deste. Cada tipo de ficheiro tem um menu específico e isso reflecte-se, sendo apresentados os itens específicos desse tipo. A segunda opção está associada ao ícone que é apresentado e podem altera-lo para cada um dos tipos de ficheiros. Por fim temos a descrição associada a essa extensão.

A segunda opção do menu principal está relacionada com a função de autoplay. Para cada uma das possibilidade de drives que sejam inseridas no vosso Windows. Vão poder decidir qual a acção a ser tomada, em função daquilo que quiserem executar.

A última opção que está disponível na interface principal é relativa às aplicações instaladas e que tipos de ficheiros podem abrir. Vai ser-vos mostrada a lista de todas as aplicações instaladas e ao escolherem uma delas vão ver os tipos de ficheiros que estão associados. Não são aqueles que o sistema operativo usa para abrir, mas sim os tipos que estas aplicações conseguem abrir. Mais uma vez podem adicionar ou remover extensões de ficheiros em sistema.

Uma ultima opção que pode passar despercebida aos utilizadores e que pode ser muito útil é a possibilidade de serem exportadas todas as alterações que forem efectuadas. Com estes ficheiros de alteração de registo vão poder espalhar por diversas máquinas as alterações que efectuarem numa. Uma opção muito útil para quem faz a gestão de um elevado parque de máquinas.

Esta aplicação vai permitir que controlem de forma muito precisa que aplicações estão definidas para abrir determinados tipos de extensões de ficheiros. Tem algumas opções extra, também elas interessantes, pois permitem configurar o Windows de forma mais fina.

O Default Programs Editor é portátil e por isso pode ser usado em qualquer PC sem necessidade de instalação e dependência futura. Basta alterarem, aplicarem as mudanças e o sistema fica imediatamente alterado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Default Programs Editor 2.7 [1.04MB]
Homepage: Default Programs Editor