segunda-feira, 25 de junho de 2012

[Apps]TextCrawler – Manipular texto sem abrir ficheiros

Todos os que trabalham com a manipulação de grandes quantidades de ficheiros de texto, seja em programação ou noutra qualquer actividade, sabem bem do problema de detectar padrões e substituir blocos de texto.
Em vez de abrir ficheiro a ficheiro e procurar e substituir cada um deles, devemos usar ferramentas como o TextCrawler. Eta ferramenta permite manipularem texto sem terem de abrir os ficheiros.



O TextCrawler pode ser encarado como várias ferramentas dentro de uma única interface. Permite que pesquisem por padrões de texto em todos os ficheiros de uma pasta, podendo ser usada a recursividade para que desçam aos níveis mais baixos.
Para além de poderem pesquisar por esse texto, o TextCrawler pode ainda substituir esse texto por outro que entendam necessário, de forma geral.
Claro que, para além desta duas características, o TextCrawler permite ainda que eliminem esse texto de forma rápida e definitiva.
O TextCrawler usa um poderoso motor de expressões regulares para encontrar o texto pretendido. Claro que se não tiverem experiência na utilização destas expressões podem também usá-lo, mas sem as capacidades que estas permitem.
Podem usar filtros de tipos de ficheiros para delimitar onde o TextCrawler vai procurar os padrões que necessitarem, o que facilita ainda mais a detecção do texto.
Todo o texto que o TextCrawler encontrar e as substituições que forem ser realizadas podem ser pré-visualizadas para que não cometam erros ou falhas. Estas pesquisas podem ser exportadas e os padrões e expressões que definirem podem também ser guardados.

As configurações do TextCrawler concentram em si as opções principais que permitem adapta-lo para as vossas necessidades. Podem alterar se pretendem que o TextCrawler crie ficheiros de backup antes de realizar as alterações pedidas, se pretendem manter a data dos ficheiros ou se serão mostradas as alterações e se será pedida confirmação para cada uma destas.
Estão ainda disponíveis opções para alterar as cores e fonte do texto a ser apresentado, opções avançadas de expressões regulares, número de entradas a reter no histórico e quais os programas externos a serem chamados.
Para além destas funcionalidades, o TextCrawler tem ainda disponíveis algumas ferramentas adicionais que vos permitem trabalhar os vossos textos e ficheiros de forma mais precisa.
Podem, por exemplo, testar e validar as expressões regulares a serem usadas, um editor de alterações em bloco e escolher caracteres que caiam fora do nosso alfabeto e que não estejam disponíveis no teclado.
Usem o TextCrawler para procurarem, alteraram ou eliminarem texto dos vossos ficheiros sem terem de os abrir. É a forma mais simples e rápida de procederem a essas alterações.
Usem as funcionalidades adicionais para tornarem ainda mais simples o tratamento destes ficheiros. Com o TextCrawler vão de forma simples tratar desses ficheiros.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ 7
Download: TextCrawler 2.2.0.0 [310KB]
Homepage: TextCrawler

domingo, 17 de junho de 2012

[Apps]Update Freezer, active ou desactive as actualizações do seu software


O Update Freezer é uma ferramenta portátil e compacta que torna fácil de ver e controlar muitas das nossas configurações de actualização de software mais importantes. Basta iniciar o UpdateFreezer.cm e veremos as configurações de actualização actuais para Windows, Adobe, Google, Java, Firefox e Skype. E qualquer um destes pode ser mudado num clique. Assim tão fácil? nem parece verdade…

Os autores do Update Freezer aparentemente queriam ajudar as pessoas a desactivar temporariamente actualizações, e é claro que isso pode ser útil. Se estivermos num laptop com uma conexão de internet muito cara e lenta, por exemplo, pode ser uma boa idéia desactivar as actualizações automáticas temporariamente, apenas até que possamos chegar a algum lugar com melhores velocidades de download.
O Freezer Update é igualmente útil como uma ferramenta geral para ver as configurações de actualização actuais num PC. Ao executá-lo a partir de uma pen drive USB e ele vai mostrar rápida e automaticamente se as actualizações estão configuradas como nós o desejaríamos. Claro que poderíamos fazer a mesma coisa apenas com o lançamento da aplicação apropriado e aprimorando as nossas  configurações. O Update Freezer torna o processo um pouco mais confortável e conveniente, apresentando as configurações de actualização para diversas aplicações num único lugar.

Compatibilidade: Windows XP, Vista e 7
Licença: Freeware
Homepage: IceJS
Download: Update Freezer 1.3

sábado, 16 de junho de 2012

[Apps]HotKeyMan – Atalhos no seu Windows e como quiserem

A interacção que fazemos com as nossas máquinas vem vindo a alterar-se com o passar dos anos. Dos tempos iniciais em que apenas o teclado era a única forma de introduzir os dados, até à chegada do rato e com os cada vez mais actuais dispositivos sensíveis ao toque muita coisa mudou e os utilizadores têm vindo a adaptar-se.
O rato é ainda o dispositivo mais usado por todos, mas ainda existem muitos utilizadores que, como eu, preferem usar o teclado e as teclas de atalho para gerirem as suas máquinas e para realizarem o seu trabalho do dia-a-dia.
Com o HotKeyMan esta tarefa fica agora mais facilitada pois podemos criar atalhos da forma que bem entenderem.



As teclas de atalho do Windows cobrem muitas das acções que podem realizar para a utilização deste sistema operativo, mas ainda existem muitas que ficam de forma e que pretendemos realizar.
Com o recurso ao HotKeyMan vamos poder criar novos atalhos de teclado, não nos limitando a criar acções de gestão do sistema operativo, e abrindo possibilidade para a criação de muitas outras acções.
Basta que definam a acção pretendida, definam a tecla de atalho e as teclas adicionais e a função fica pronta. O HotKeyMan tem disponíveis as seguintes acções:
  • Maximizar/ minimizar a janela activa
  • Fechar a janela activa
  • Abrir um ficheiro ou executar um comando
  • Aceder a um endereço web
  • Fazer um screenshot da janela a activa ou do ecrã
  • Desligar o computador ou fazer logoff do Windows
  • Enviar comandos para o programa activo
Depois de instalado, o HotKeyMan apresenta-vos de imediato um conjunto mínimo de atalhos de teclado que podem activar e que representam o que podem fazer com esta ferramenta.
Podem escolher de imediato quais as que pretendem manter activas ou as que pretendem desactivar. Podem também aqui aceder directamente à criação de novos atalhos.
Na janela de gestão de atalhos podem alterar os que estão já presentes e podem também criar novos para que possam usar de forma ainda mais rápida o Windows.
Se pretenderem saber quais os atalhos que estão activos e a funcionar, o HotKeyMan tem disponível um ícone na Área de Notificação do Windows que pode ser clicado para que seja mostrado um pop-up com essa informação.
Usem o HotKeyMan para criarem os vossos atalhos personalizados e de forma simples e rápida. Vão assim poder gerir e utilizar de forma mais eficiente o vosso Windows, sem tirarem as mãos do teclado e evitando problemas físicos que estão associados a este dispositivo.
É uma ferramenta de simples configuração e que tem uma utilidade comprovada não só para facilitar a utilização do dia-a-dia mas também para evitar problemas de saúde.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/Vista/ 7
Download: HotKeyMan 01.20.01.00 [1.5MB]
Homepage: HotKeyMan

quinta-feira, 14 de junho de 2012

[Dica]Arrancar Windows 8 no Desktop

O Windows 8 tem-se mostrado como um sistema operativo capaz de trazer de volta à Microsoft as prestações que já foram a sua imagem de marca. Este caminho começou com o Windows 7 e volta a ser trilhado com o 8.
Podemos considerar que este novo Windows é a evolução natural do que a versão anterior começou, mas com a sua utilização percebemos que tem uma personalidade própria e mostra que terá uma palavra a dizer no momento certo.
A interface Metro, gostemos ou não dela, veio para ficar e teremos de ser nós, os utilizadores, a fazer a adaptação. Mas podemos usar alguns truques para que este processo seja menos complicado. Hoje trazemos uma pequena dica que vos vai com certeza ajudar!



A Microsoft tomou uma decisão arriscada ao incluir no Windows 8 a interface Metro. A opinião generalizada dos utilizadores que já testaram este novo sistema operativo é que esta é uma interface pouco intuitiva e até contra natura.
Vai exigir aos utilizadores uma nova adaptação e, apesar da presença do habitual Ambiente de Trabalho, será aqui que estes vão passar a maior parte do tempo que estiverem a usar este sistema operativo.
A firmeza da Microsoft é de tal forma grande que esta nova versão agora disponibilizada já não permite que o menu iniciar seja chamado, mesmo que através de métodos menos convencionais.
O caminho para a adaptação pode ser tortuoso para os que apenas agora começam a usar o Windows 8 de forma mais permanente e por isso vamos explicar uma simples forma de não acederem à interface Metro no arranque mas sim ao habitual Ambiente de Trabalho que o Windows sempre nos habituou.
Comecem então por aceder ao Ambiente de Trabalho do Windows e chamem o menu de contexto deste, clicando com o botão direito do rato em qualquer zona do ecrã. Depois escolham a opção para criarem um novo documento de texto.
Devem colocar dentro deste novo ficheiro o texto que apresentamos abaixo e gravar com a extensão .scf.
[Shell]
Command=2
IconFile=Explorer.exe,3
 
[Taskbar]
Command=ToggleDesktop
Guardem o ficheiro num local de fácil acesso pois mais tarde vão ter de o mover para uma localização específica. Aconselhamos o próprio Ambiente de Trabalho.
Não devem guardar como ficheiro do tipo texto. Caso o façam não irá funcionar de forma correcta.

Uma vez que temos o ficheiro que nos permite chamar o Ambiente de Trabalho, temos de o colocar agora no arranque do Windows 8. Para conseguirmos aceder a essa pasta precisamos antes de colocar visível as pastas escondidas do sistema.
Para isso devem começar por chamar uma janela do explorador de ficheiros, usando o atalho que está presente na barra de tarefas ou através do atalho Win + r.
Coloquem então na barra de endereço do explorador do Windows ou na janela de comando do Windows o caminho %AppData% para que sejam levados para a pasta c:\Users\\AppData\Roaming.
Agora na janela do explorador escolham o separador View e depois o botão Options. Na janela que for aberta devem aceder ao separador View. Aí dentro devem encontrar a opção que vos permite ver pastas e ficheiros escondidos.

Com as novas pastas já visíveis, devem então navegar para a pasta que contem os ítens a constar do arranque, no menu iniciar. A pasta que procuram fica localizada em:
C:\Users\<username>\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup
Movam então o ficheiro que criaram inicialmente para esta pasta para que passe a constar da lista de aplicações a ser lançada no arranque da máquina.

Para testarem que o processo correu sem problemas e que não falharam nenhum dos passos, devem agora reiniciar o vosso Windows 8.
Esta pequena dica não é a solução para a imposição da interface Metro ou para a não existência do tradicional menu Iniciar, mas pelo menos consegue trazer-vos de volta o arranque para uma zona que vos é familiar.
É provável que esta dica deixe de funcionar em futuras versões, mais finais, do Windows 8, assim como foram removidas algumas que permitiam o acesso ao menu iniciar. Mas até que essa situação chegue, usem-na para se habituarem lentamente à interface Metro.

domingo, 10 de junho de 2012

[Apps]Process Explorer 15.2 – Monitorize o seu sistema

Não devemos descurar o que o nosso sistema operativo tem a correr em fundo. São esses processos que fazem a diferença entre o sistema estar lento ou não, depois de termos terminado os processos visíveis.
O Microsoft Process Explorer mostra-lhe a informação referente aos processos activos (DLL’s em utilização) do seu pc nesse exacto momento.



A aplicação divide-se em duas, cada subdivisão consiste no seguinte: A subdivisão do topo mostra sempre a lista de processos activos, incluindo o nome do programa que tutela o processo, na subdivisão inferior encontram-se os processos, dll’s e toda a estrutura tentacular que a aplicação iniciada está no momento a requerer.
Na minha opinião é uma aplicação de classificação essencial para o utilizador atento aos movimentos da sua máquina.

Esta ferramenta informa a versão dos DLL’s, podemos assim caso seja nossa intenção actualizar para versões recente, temos toda uma vasta informação sobre o interior das nossas aplicações, Ip’s de conexão a servidores externos, muita mais informação útil.
Basta correr o executável e temos um manancial de dados para cuidar. Para mais informação clique aqui.
Esta nova versão do Process Explorer adiciona a funcionalidade do Autoruns ao adicionar uma nova coluna com a localização do Autostart e propriedades do processo.
Adiciona também suporte para navegação na stack .NET, uma coluna com a timeline dos processos que permite que percebam de forma gráfica a vida de de um processo face aos restantes. Estão também presentes melhorias para a utilização do Process Explorer no Windows 8.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Process Explorer 15.2 [1.8MB]
Homepage: Process Explorer

[Apps]Airtime – Crie uma emissora de rádio totalmente gratuita

O titulo do artigo é interessante e certamente que a primeira coisa que apetece fazer é experimentar o Airtime….força, vamos a isso…para tal basta aceder aqui.
Nos meus tempos de adolescente andava na moda o mundo das “rádios amadoras”. Com recurso à tecnologia da altura, cada um criava umas playlists e preparava umas noticias para se transformar num autêntico “radio Man”.
Actualmente, com as tecnologias e serviços disponíveis e também porque a largura de banda da nossa Internet assim o permite, é possível criar uma autêntica emissora de rádio totalmente gratuita. Recentemente conheci um projecto fantástico para criação de emissora de rádio amadoras. Vamos conhecer o AirTime.
airtime_00
AirTime é um projecto open source para criação de radios online. Inicialmente conhecido como Campcaster, a Sourcefabric disponibilizou em  2011 o AirTime como o objectivo da comunidade reinventar a plataforma. A plataforma sofreu um conjunto de melhorias e actualmente são muitas as funcionalidades que oferece das quais destacamos:
  • Interface muito intuitiva e bem organizada
  • Permite organizar facilmente todas as musicas
  • Criar facilmente playlists (através da funcionalidade Playlst Builder)
  • Pesquisar musicas
  • Capacidade de editar os metadados das músicas directamente do Airtime
  • Agendamento
  • Ferramentas de streaming integradas
  • Disponibilização de um calendário  para organização da “agenda musical”
  • Ferramentas de DJ, integração com o Soundcloud
airtime_01
A ultima versão do Airtime (versão 2.1) permite ainda a ligação a outras aplicações de musica como é o caso do Mixxx ou Virtual DJ.
Veja aqui as novidades do Airtime 2.1



Como instalar o Airtime no Ubuntu?
Para quem pretender instalar esta plataforma no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.
sudo apt-get update
sudo apt-get install airtime
Se tiver alguma duvida na instalação/configuração do AirTime, pode consultar a documentação oficial aqui. Após a instalação do Airtime basta abrir um browser e aceder ao endereço http://localhost
Este é sem duvida um excelente projecto Open Souce. Pessoalmente gostei bastante da plataforma e até já fiz uns projectos engraçados. Alguém quer criar uma rádio para o trabalho, ou para a escola??? O Airtime é uma opção muito muito interessante.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

[Apps]WinOwnership – Libertar ficheiros a pedido

A gestão de ficheiros no Windows foi sempre uma vantagem efectiva deste sistema operativo, pois permite que os utilizadores criem, alterem, apaguem ou renomeiem de forma simples e rápida.
Naturalmente que os ficheiros de sistema estão protegidos e apenas com recurso a autorizações especiais conseguem aplicar as alterações pretendidas. Para vos facilitar o acesso a esses ficheiros, sem terem de recorrer às ferramentas do Windows, podemos usar o WinOwnership.



Com esta pequena ferramenta vão poder ter acesso aos ficheiros protegidos do Windows, para que neles possam tomar as acções que pretendem.
O Windows protege esses ficheiros contra alterações, para que assim possa dar uma camada adicional de segurança, evitando que os utilizadores efectuem alterações que possam ser prejudiciais para o sistema.
Naturalmente que podem aceder a esses ficheiros, mas para isso devem usar os mecanismos do Windows, que nem sempre são simples e fáceis de usar.
Com o WinOwnership passam a ter esse acesso simplificado, mantendo ainda assim os mecanismos de controlo.
A forma de usar o WinOwnership é muito simples e esta aplicação pode acompanhar-vos para qualquer lugar pois é portátil e não requer instalação.
Para desbloquearem um ficheiro basta que o arrastem para a interface do WinOwnership e depois escolham a opção Apply. De imediato esses ficheiro fica disponível para que o possam alterar.

Depois das alterações feitas, devem voltar a bloquear o acesso a esse ficheiros, bastando para isso que escolham a opção Undo.
Mesmo que tenham dado acesso a vários ficheiros, o WinOwnership consgue voltar a retirar o acesso, bastando que escolham novamente o ficheiro.
Se preferirem, em vez de arrastar os ficheiros para a interface do WinOwnership, podem dar um duplo clique na sua interface e ele apresenta-vos o explorador para que indiquem o ficheiro pretendido.
Vejam no vídeo abaixo o problema que o WinOwnership resolve e a forma simples como o contorna, evitando terem de estar a mexer no Windows.


Usem o WinOwnership para vos facilitar o acesso a ficheiros protegidos do Windows, sem que tenham de seguir os caminhos normais, impostos pelo Windows.
É uma aplicação simples de usar e com muito potencial para ajudar na gestão de ficheiros do Windows.
Lembrem-se sempre que devem mexer apenas nos ficheiros que sabem não representar problemas se forem alterados. Um simples ficheiro que seja removido pode colocar um Windows a funcionar de forma incorrecta ou até a não arrancar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: WinOwnership 1.1 [2.03MB]
Homepage: WinOwnership

domingo, 3 de junho de 2012

[Apps]sRemote – Controle a sua máquina pelo Gmail

A capacidade de controlarmos as nossas máquinas remotamente pode revelar-se muito útil sempre que necessitamos de interagir com elas. Não é um processo simples de realizar e necessita sempre de recorrer a software que tenhamos a se executado e que escuta os nossos comandos.
Demos já vários serviços e aplicações que em conjunto permitem esse controlo e hoje trazemos mais um excelente exemplo, o sRemote, que usa o Gmail para controlar as vossas máquinas.




Com o sRemote vão conseguir controlar as vossas máquinas de forma remota e sem que tenham de agir sobre elas directamente. Esta aplicação limita-se a verificar a vossa conta de Gmail e a agir sempre que encontrar uma mensagem que lhe dá comandos.
Como a questão da segurança é muito importante, sempre que enviarem uma mensagem para o sRemote vão ter de introduzir uma password que definiram durante o processo de configuração.
A lista de comandos que o sRemote aceita é vasta e pode ser encontrada dentro da própria aplicação. Os comandos vão desde o simples reboot, desligar ou hibernar, mas também permite que apresentem mensagens no ecrã, recolham e recebam no email screenshots ou executem comandos de forma simples.
O funcionamento do sRemote permite que este esteja a monitorizar a vossa caixa de correio com o intervalo que decidirem, mas também podem simplesmente desabilitar essa monitorização. Tudo pode ser feito na interface e é de simples utilização.
A interface do sRemote permite ainda que vejam qual o último comando executado, da data/hora da ultima verificação da caixa de correio, a data/hora de lançamento do sRemote e a data/hora do ultimo comando.



Do lado do email que vão enviar, apenas necessitam de indicar em primeiro lugar a password que definiram e os comandos que pretendem que sejam executados. Após a recepção desta mensagem na conta de Gmail que está a ser monitorizada, e de acordo com o tempo de pesquisa que definiram no sRemote, os comandos vão ser executados.
O sRemote tem ainda a particularidade de vos enviar mensagens com os resultados de alguns comandos, por forma a verificarem o seu resultado e para que vejam o vosso sistema.
Vejam no vídeo abaixo a forma como podem configurar o sRemote e a forma simples de o usar com uma simples mensagem de email para a vossa conta de Gmail.



Esta solução está ao nível de outras que já aqui apresentamos e que usavam vários serviços/softwares para controlar remotamente as vossas máquinas.
A lista de comandos é muito extensa e o sRemote tem a vantagem de ser completamente portátil e um tamanho muito pequeno.
Testem controlar a vossa máquina remotamente com o simples envio de uma mensagem. Em qualquer altura e em qualquer lugar podem agir com o vosso computador. Basta que enviem uma simples mensagem!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: sRemote [38KB]
Homepage: sRemote

[Apps]Argus Boot Accelerator – Acelere o arranque da sua máquina

Na maioria das vezes, os problemas de lentidão das nossas máquinas está relacionado com a quantidade de software que temos a ser executado e com os recursos que temos a serem consumidos por estes.
A situação do arranque das máquinas está também associado a esta situação e a sua sua solução nem sempre é simples e requer que alteremos a ordem de arranque e de preferência com algum atraso entre as aplicações. O Argus Boot Accelerator pode tratar desse problema sem grandes complicações.




O Argus Boot Accelerator é uma aplicação que para além de vos mostrar as aplicações que estão no arranque do vosso Windows, consegue ainda tratar de forma específica as aplicações que definirem e que estejam no arranque. Não tem a capacidade de remover ou adicionar aplicações do arranque do Windows, mas consegue introduzir algum controle da forma e do momento em que estas são lançadas.
Para usarem o Argus Boot Accelerator devem mover as aplicações que pretendem para a zona específica de tratamento e para cada uma delas podem afinar alguns parâmetros.
Podem adicionar tempo a ser esperado para o arranque dessas aplicações e a forma como estes vão ser lançados (normal, minimizado ou maximizado). Vão ainda poder definir qual a prioridade a dar a cada uma dessas aplicações e qual a carga de CPU que deve ser respeitada.
Outra característica que podem afinar no Argus Boot Accelerator é a que dias pretendem que a aplicação seja lançada.
Para poderem usar o Argus Boot Accelerator basta que arrastem os elementos pretendidos para o topo da aplicação ou que façam duplo clique na entrada pretendida. De seguida apenas necessitam de afinar os parâmetros para cada uma das aplicações.

Usem o Argus Boot Accelerator para controlarem a inicialização dos programas no arranque do vosso Windows. Se os necessitam de ter lançados esta é a melhor forma de os controlar e assim diminuir os consumos de recursos, garantindo um arranque mais rápido e com menos recursos a serem gastos no arranque de aplicações.
Esta aplicação não tem uma imagem moderna ou gráficos apelativos, mas a vantagem que oferece aos sistemas valem bem a sua utilização.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Argus Boot Accelerator 1.0.02 [1.71MB]
Homepage: Argus Boot Accelerator

sábado, 2 de junho de 2012

[Dica]Como remover a interface Metro do Windows 8

O Windows 8 veio trazer para os sistemas operativos dos PC’s e tablets a interface Metro, um conceito que a Microsoft introduziu no seu sistema operativo para dispositivos móveis. Até agora as opiniões dividem-se quanto à sua usabilidade e utilidade nos computadores pessoais.
Está desenhada para ser usado maioritariamente nos equipamentos com capacidade touch, mas provavelmente estará disponível para todos os utilizadores em todas as plataformas. Não existe uma forma trivial de o desactivar, mas claro que é possível fazê-lo.




As opiniões dividem-se sobre a sua utilidade e sobre a necessidade de esta interface estar presente nas versões Desktop. A mudança na interface é, por norma, de difícil adaptação por parte dos utilizadores e  estes tendem a criar anticorpos e resistências a essa mudança. A Microsoft não disponibilizou para já uma forma imediata de desabilitar o Metro, mas nos hoje vamos explicar como os utilizadores da Developer Preview o podem fazer, alterando apenas uma chave de registo.
Para iniciarem esse processo devem carregar simultaneamente na tecla Win e em R. Esta sequência irá chamar a interface tradicional e apresentar a caixa de execução de comandos, tal como nas versões anteriores do Windows.
Nessa janela devem escrever o comando regedit e carregar em Enter. Irá aparecer de seguida o editor de registo. Naveguem para a chave indicada abaixo.
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer

Na chave Explorer devem aplicar um duplo clique em RPEnabled para a poderem editar. Alterem esse valor para zero (0) e gravem o registo.
Devem de seguida fechar a janela do editor de registo e reiniciar o vosso PC. Sem esse reiniciar o sistema vai ficar num estado misto em que conseguem ter acesso ao menu iniciar tradicional e à interface Metro.

Depois desse reboot o vosso sistema irá arrancar com toda a nova imagem do Windows 8, mas ao efectuarem o login com o vosso utilizador vão reparar que a interface Metro deixou de estar disponível.
Passaram a ter a mesma interface que têm actualmente no Windows 7 e todos os efeitos associados. Naveguem no menu iniciar e vão ter novamente acesso directo aos programas que têm instalados, da forma tradicional.

Caso pretendam ter de volta a interface Metro devem repetir o processo indicado, alterando o valor da chave RPEnabled para 1. Esta é a forma mais simples de todos os que não gostaram da interface Metro a verem desabilitada.
De notar que a ideia da Microsoft em disponibilizar esta versão de testes era para que os utilizadores e os programadores tivessem acesso à interface Metro e para que pudessem testar as aplicações que desenvolverem.
Escolham a interface que pretendem usar para testarem a primeira versão do Windows 8,  disponibilizada de forma oficial pela Microsoft.