domingo, 27 de outubro de 2013

[Dica] Remover ícones de programas desinstalados da Área de Notificação do Windows 7 e XP

Sempre que instalamos programas no computador, por vezes ficamos com os icons de aceso, minimizados para a Área de Notificação ('Tray', ao lado do relógio do sistema).
Muitas vezes, mesmo após desinstalados os ícones destes programas permanecem na cache da área de notificação.

Imagem

Imagem

Isto ocorre em todas as versões do Windows, a partir do XP. E, embora não interfira no sistema, o utilizador pode sentir-se incomodado ao ver os ícones dos softwares que foram totalmente desinstalados do PC.

Para ver esta lista é só fazer o seguinte:
No Windows 7 => Clicar com o botão direito do rato sobre a barra de tarefas e seleccionar Propriedades. Clique no botão Personalizar à frente do item Área de Notificação.
Ou então: Iniciar > Painel de Controlo > Aparência e Personalização > Personalizar os ícones da barra de tarefas.

Zoom in (real dimensions: 678 x 667)Imagem

No Windows XP => Clicar com o botão direito do rato sobre a barra de tarefas e seleccionar Propriedades.
Na aba Barra de Tarefas e clicar no botão Personalizar.
Ou então: Iniciar > Configurações > Barra de Tarefas > Guia Barra de Tarefa > Personalizar.

Imagem


Remover os icons dos programas desinstalados

Para eliminar aqueles ícones:

Windows XP (SP2 e SP3)


1. Efectuar a descarga deste ficheiro xp_pastitems.vbs e guardar no ambiente de trabalho.

2. Dar um duplo clique em xp_pastitems.vbs.

3 Clicar em Sim na mensagem. E, a barra de tarefas será reiniciada.

Imagem

4. É de notar que os icons dos programas desinstalados desapareceram das notificações.

Windows 7

1. Pressionar a tecla WinKey (tecla do Windows) + R para abrir o menu Executar. Digitar regedit e clicar em OK. Clicar em Sim na mensagem caso seu Seven for x64.

Imagem

2. No registo, naveguar nas seguintes chaves: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Classes \ LocalSettings \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Clicar sobre TrayNotify

3. Ao lado direito da tela, remover os valores IconStreams e PastIconsStream. Para eliminar clicar com o botão direito do rato em cima deles e seleccionar Eliminar. Depois fechar o registo.

Imagem

4. Agora premir as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas. Clicar na aba Processos e finalizar o explorer.exe. A barra de tarefas desaparece do ambiente de trabalho quando o processo for finalizado.
Imagem

Em seguida, abrir o menu Ficheiro e clicar em Nova tarefa (Executar).
Escrever explorer.exe e clicar em OK.

Imagem

sábado, 26 de outubro de 2013

[Info] Segurança Informática: Malware, Vírus, Spyware, Trojans…

Tipicamente quando um utilizador suspeita que o seu computador foi infectado é normal dizer que o mesmo tem vírus. Este é o termo mais utilizado pelo utilizador comum e serve para englobar tudo o que “seja mau” no sistema. No entanto, são muitos os termos que existem para identificar situações específicas de ameaças.
Hoje deixamos um resumo das principais diferenças entre Malware, Vírus, Spyware, Trojans, etc.
malware_000

Malware
O termo Malware que significa “malicious software/software malicioso”. É considerado Malware todo o tipo de software que pode, de certa forma, danificar PC ou tornar o sistema vulnerável.
Vírus
É um “software” (ou parte de código) que tem a capacidade de infectar ficheiros e de se replicar (com ou sem a intervenção do utilizador).  Os vírus precisam normalmente de “ser executados”, podendo esta acção ser realizada através de Autoruns, inicialização do sistema ou manualmente pela intervenção do utilizador (quando abre algum tipo de ficheiro malicioso – ex. anexos, ficheiros da Internet).
virus
Spyware
Como o nome indica (SPY), este software tem a capacidade de vigiar e roubar informações da máquina onde está hospedado e enviar autonomamente, essa informação, para o atacante.
Algumas das informações capturadas através de spyware pode incluir dados de cartões de crédito informações do sistema, sites visitados e as respectivas credenciais, contas de email, etc.
Cavalo de Tróia (Trojan)/Backdoors
Um Trojan é um  dos malwares mais perigosos que está normalmente escondido dentro de outro software (aparentemente inofensivo ex. cartão de natal), permitindo ao atacante assumir o controlo do PC remotamente.
Se detectarem que estamos a ser alvos de um trojan, devemos desligar o PC da rede e tentar remover completamente esta ameaça. Actualmente há também os “famosos” trojans bancários que atacam no PC e dispositivos móveis – Saber mais aqui.
Backdoors = “buracos” no sistema (ex. backdoor descoberto recentemente no router D-link – ler mais aqui)
backdoor
Adware
Software que depois de instalado no computador da vítima, abre constantemente sites “de publicidade (ads)” sem a autorização do utilizador. Apesar de normalmente não serem ofensivos… pode tornar-se irritantes.
adware
Ransomware
O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática muito comum.   Considerado com “sequestradores digitais”, são trojans que após invadirem as nossas máquinas impedem o acesso a várias funcionalidades e até documentos (ex. “vírus” da PSP).
Para voltar a aceder a esses conteúdos, o “virus” pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação.
Ransomware
Scareware
Software que se apresenta e que pode levar até o utilizador a adquirir esse mesmo software (como sendo a solução para o problema).
scareware
Worm
É um software capaz de se propagar sozinho pela máquina e por toda a rede. O que faz um WORM não ser um vírus é o facto de ele ter “corpo autónomo”.
Caso seja detectado algum worm em alguma máquina da rede, é necessário isolar a mesma para que este não se replique para outras máquinas. Alguns worms “famosos” – “Iloveyou” e “Conficker”.
worm

Esperamos que este artigo vos sejam útil, na medida em que consigam identificar este tipo de ameaças no futuro. Certamente alguns de vocês já se depararam com algumas destas ameças  e tiveram de arranjar soluções.
Já tiveram alguma destas ameaças no vosso sistema? Como resolveram o problema?

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Apps] Technitium MAC Address Changer, é fácil alterar o MAC Adress

Normalmente estamos habituados a ouvir falar de endereço IP (IPv4 ou IPv6), que basicamente é um endereço lógico que as máquinas possuem quando estão ligadas a rede.
O endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico, constituído por 12 dígitos hexadecimais. Este endereço identifica de forma unívoca uma interface de rede mas…há aplicações que permitem a alteração temporária dessa informação. Para esse efeito vamos conhecer o Technitium MAC Address Changer.
technitium-mac-adress-changer-00-pplware

endereço MAC (Media Access Control) é definido como sendo um endereço físico de uma placa de rede, e é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Os primeiros seis caracteres identificam o fabricante (ex. Intel, surecom, broadcom, etc)  e os restantes seis identificam a placa em si. O endereço MAC é único no mundo para cada placa de rede (apesar de existirem ferramentas que possibilitam a alteração do mesmo), e é mantido na memória ROM , sendo posteriormente essa informação copiada para a memória RAM aquando da inicialização da placa.  Exemplo de um endereço MAC (00-22-18-FB-7A-12)
Technitium MAC Address Change
Trata-se de uma poderosíssima ferramenta que foi desenvolvida tendo em conta o utilizador avançado e que permite alterar o MAC Address da nossa placa de rede com a maior das facilidades, permitindo escolher a nossa placa a partir da listagem encontrada no nosso PC de placas de rede e substituir o MAC Address original por outro da nossa preferência.
technitium-mac-adress-changer-01-pplware
Mas o Tecnitum MAC Addres Changer, de origem indiana, não se fica por aqui: para cada ligação de rede activa teremos acesso à configuração que nos é  fornecida pelo servidor DHCP  (ou seja, o endereço IP, a máscara, os servidores DNS e o endereço de gateway, entre outros parametros de rede).
technitium-mac-adress-changer-02-pplware
Mesmo tendo o MAC Address sido alterado, ao seleccionar a ligação de rede pretendida somos presenteados com a informação original antes da alteração.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Technitium MAC Addres Changer 6.0.4 [2.06 MB]
Homepage: Shreyas Zare

domingo, 13 de outubro de 2013

[Dica] Firefox - Janela antiga de Transferências

File download Fx20 Win7Firefox desde a versão 14 tem vindo a desenvolver um gestor de transferências mais elaborado e eficaz.. mas, como tudo não são mar de rosas, nem todos os utilizadores concordam com a melhoria.

Download Library Fx 20 Win7
Solução para os que desgostaram desta inovação, basta ir à barra de endereços e escrever about:config
De seguida, procurar por browser.download.useToolkitUI e alterar false para true.
 
Para visualizar as transferências no browser directamente, basta na barra de endereços escrever about:downloads



[Apps] Dax OS – Um Linux que corre em apenas 128 MB RAM

O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições Linux mais populares do mundo. A sua versatilidade e simplicidade tem sido aproveitadas por outros projectos que usam o Ubuntu como base para criar distribuições personalizadas.
A distribuição que vos apresentamos hoje chama-se Dax OS Desktop, é baseada no Ubuntu e é muito simples e intuitiva.
dax_00
Dax OS Desktop é uma distribuição que oferece o melhor do Ubuntu para máquinas com poucos recursos computacionais. Esta distribuição corre em apenas 128 MB de RAM e necessita apenas de 3 GB em disco.
dax_02
Esta distribuição está disponível nas versões: Desktop, Kids, para iniciantes e para utilizadores bleeding-edge.
Ambiente gráfico de trabalho
O  Dax OS Desktop usa como ambiente gráfico o fantástico, leve e modular Enlightenment 17 que oferece muitas funcionalidades interessantes. O utilizador pode usar o Enlightenment como ambiente gráfico de trabalho mas também pode instalar os populares GNOME ou KDE.
dax_01
Aplicações
Ao nível das aplicações, está disponível o Dax OS Store que permite a instalação de aplicações com um único clock. Na Dax OS Store  está disponível quase todo o software que precisamos como por exemplo, web browsers, editores de texto, aplicações para música e vídeo, etc.
dax_03
O Dax OS oferece aquilo que os utilizadores precisam. Experimentem, vale mesmo a pena. Para quem tem máquinas antigas, esta é uma excelente distribuição para lhes instalar e dar uma nova vida.
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: DaxOS

sábado, 12 de outubro de 2013

[Apps] 5 sugestões para gestores seguros de passwords

Como utilizadores de vários serviços disponíveis na Internet (e não só), necessitamos normalmente de credencias de acesso (utilizador/password). É a conta do facebook, é a conta de e-mail, é o site das finanças, do banco, da escola….enfim um conjunto de serviços para os quais, devemos tentar sempre ter credenciais de acesso diferentes (por questões de segurança).
Apesar de não ser uma boa política de segurança escrever todas as passwords que possuímos, o certo é que com tantas passwords torna-se difícil a qualquer ser humano manter essa informação apenas em memória. Para ultrapassar esta questão deixamos hoje 5 sugestões para aplicações/serviços para vários sistemas.
passwords
1) LastPass
O LastPass é provavelmente um dos  gestores de credenciais mais popular e potente. Com suporte de clientes (extensões) para a maioria dos browsers e com acesso via Internet, este é sem duvida uma excelente solução para quem necessite de um serviço transversal para vários dispositivos.
lastpass
Homepage: LastPass
2) KeePass
KeePass é uma aplicação gratuita open-source que permite gerir as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos.
Então podemos guardar tudo no KeePass que, somente com uma forte palavra-chave, permite o acesso aos dados gravados.
keepass_000
Homepage: KeePass | KeePass2 Ubuntu
3) KeePassDroid
O KeePassDroid é uma versão para Android do popular Keepass, uma aplicação gratuita open-source que permite gerir as suas passwords de forma segura ( recorrendo ao algoritmo Rijndael também conhecido por AES) e longe de olhares alheios.
O KeePassDroid partilha muita das funcionalidades do Keepass e no sentido de manterem sincronizadas as passwords entre o Keepass instalado no PC e o KeePassDroid instalado no smartphone com Android, podem sempre ao fantástico Dropbox. Para tal, apenas necessitam de colocar a base de dados do Keepass/KeePassDroid  partilhada via Dropbox.
keepass_droid_01
Homepage: KeePassDroid
4) myPassword
O myPassword é uma aplicação que fica alojada na barra de menus e pode ser chamada a qualquer momento para que nos gere uma palavra passe para que a possamos usar em qualquer lado.
Basta que cliquemos no ícone da barra de menus para que seja mostrado o menu da aplicação e aí possamos escolher o que pretendemos fazer. O myPassword tem dois modos, um mais simples e automático e outro mais detalhado e manual.

Homepage: myPassword
5) 1Password
Com o 1Password podemos basicamente ter um local seguro onde deixamos todas as nossas palavras-passe, devidamente gravadas, sem que possamos esquecer algumas, mesmo as menos utilizadas.
Ao utilizar esta ferramenta começamos por criar um “chaveiro” ou estrutura que irá albergar as nossas credenciais.
1Password
Homepage: 1Password

[Apps] 5 ferramentas para encontrar ficheiros duplicados

Depois de cópias e mais cópias de ficheiros, há alturas em que descobrimos que temos os mesmos ficheiros dispersos por vários directorios do sistema. Descobrir onde andam os ficheiros duplicados é uma tarefa árdua e monótona, mas há aplicações que nos fazem este trabalho em alguns minutos.
Hoje deixamos 5 sugestões que já analisamos no Pplware, e que permitem encontrar facilmente ficheiros duplicados
apps
1) AllDup
O AllDup é uma ferramenta bastante versátil de pesquisas e remoção de ficheiros que se encontrem em duplicado no nosso computador. O rápido mecanismo de algoritmos sobre o qual foi construído, permite encontrar ficheiros duplicados de qualquer tipo como podem ser: textos, imagens, música ou filmes, das mais variadas extensões.

Homepage: AllDup
2) DuplicateFinder
A utilização do DuplicateFinder é extremamente simples e rápida pois toda a sua filosofia gira em torno do conceito de wizards. Desde o início que devem seguir um conjunto de 5 passos bem precisos e em que cada um dá mais um passo no sentido de terem a lista de ficheiros repetidos.

Homepage: DuplicateFinder
3) Twins Mini
O Twins Mini permite que detectem os ficheiros duplicados na vossa máquina e que os tratem conforme estes necessitam ser tratados. Vão assim conseguir eliminar ficheiros desnecessários ao vosso sistema e a vós e assim ganhar espaço adicional no vosso disco.
A utilização do Twins Mini é extremamente simples. Basta que arrastem para a sua interface a pasta onde pretendem que sejam detectados os ficheiros duplicados e o processo de identificação inicia-se.

Homepage: Twins Mini
4) Duplicate Commander
Este pequeno software permite encontrar no vosso disco ficheiros repetidos e apresenta-os numa interface que permite de forma rápida decidir quais os que pretendem ver apagador.
Outra grande vantagem do Duplicate Commander é a sua capacidade de criar links simbólicos para os ficheiros que apagarem. Desta forma conseguem eliminar ficheiros repetidos, sem os softwares perderem as funcionalidades.

Homepage: Duplicate Finder
Auslogics Duplicate File Finder
Auslogics Duplicate File Finder é uma aplicação gratuita e a sua principal característica é a rapidez com que vasculha de fio a pavio o nosso disco na pesquisa de ficheiros exactamente iguais. É muito útil quando temos, por exemplo, milhares de ficheiros de música nos discos externos, ou temos milhares de fotografias espalhadas por pastas que só ocupam espaço.

Homepage: Auslogics Duplicate File Finder