sábado, 20 de março de 2010

[Tutorial]NO-IP – Eu quero um IP fixo!

Quantos vezes já esteve na situação de precisar de algo que está no vosso computador lá em casa e não conseguir chegar remotamente a ele? A ideia passará por tornarem o vosso pc numa estação de trabalho com acesso remoto, sendo para isso necessário ter um IP fixo atribuído à vossa máquina. Como este serviço nos ISP’s não é gratuito nem sequer barato, a solução passará por identificar a vossa máquina univocamente recorrendo a um serviço que recorre ao DNS. De tal forma, vamos criar então uma conta no serviço NO-IP.

Para usufruir deste serviço, vamos criar um um servidor FTP para que possamos aceder à nossa máquina de qualquer lado da Internet. Como disse anteriormente o nosso ISP apenas fornece um endereço IP dinâmico e este está em constante mutação. Sempre que o nosso modem ou router faz refresh, recebe um IP dinâmico diferente, logo seria impossível que conseguíssemos chegar à nossa máquina.

Este post servirá para lhe fornecer alguns passos simples a seguir para iniciá-lo e pô-lo online com o serviço dinâmico DNS do No-IP.com podendo assim correr o seu servidor em sua casa ou negócio sem um endereço IP estático.

Mãos à obra:
Primeiro vamos ao site do serviço, www.no-ip.com e no menu do lado direito escolhemos a opção “Create Account”.

Depois dos dados preenchidos, termos aceites e confirmação de criação da conta, é-nos enviado para o email que deixamos nos dados um mail para que possamos activar a conta, é a verificação de segurança. Logo, precisamos de colocar um email válido.

Agora que temos a conta criada, vamos fazer login e dentro do site vamos novamente ao centro, nesses ícones e escolhemos a opção Add Host.

Agora deverá encontrar-se na secção dos membros do No-IP.com. Aqui pode criar um hostname que irá utilizar para ligar-se ao seu computador/servidor.

Um hostname é utilizado em vez de o seu endereço IP sempre que quiser ligar para um serviço no local onde se encontra. Hostnames tomam a forma de hostname.domain.com, são, portanto, iguais aos nomes utilizados nos URLs para surfar na net etc.

Por exemplo, se corresse um servidor web, e queria ligar-se ao seu servidor utilizando um browser, colocaria http://hostname.domain.com na barra de endereços. Os hostnames, contudo, podem ser utilizados para muito mais do que isso. Poderá também utilizar o mesmo hostname, sem o http://, para ligar ao seu computador utilizando software como Windows Remote Desktop.

Queremos a correr um servidor FTP.

Pode utilizar um hostname No-IP para o mesmo efeito também. Coloque o hostname directamente no seu cliente FTP ou se o seu browser o suportar, coloque ftp://hostname.domain.com na barra de endereços do browser de rede e deve conseguir fazer a ligação dessa forma também.

Para acrescentar um host à sua conta, seleccione o link “Add” do menu”Hosts/Redirects”. Isto fará aparecer a página Add a Host page.

Agora está pronto para preencher os detalhes do seu novo hostname. Aqui estão os passos para lidar com os itens neste ecrã:

  • Preencha o Hostname: caixa com um nome de sua escolha. Poderá ser o que quiser. Se escolher um nome que já está a ser utilizado, será gerado um erro e depois poderá tentar um hostname diferente. Visto os hostnames serem únicos por domínio, poderá tentar utilizar o mesmo hostname e apenas seleccionar um domínio diferente do menu suspenso em baixo de forma a ver se essa combinação está disponível.
  • Seleccione um domínio disponível do menu suspenso. Note que alguns domínios estão reservados exclusivamente a clients No-IP Enhanced.
  • Escolha o Host Type. A escolha por omissão, DNS Host A é normalmente a correcta. Não escolha outros host types a não ser que esteja a tentar resolver um problema específico que uma DNS A record não acomodará. Se o seu ISP bloquear o Porto 80 por exemplo e está a tentar correr um servidor da Internet ou outro serviço no port 80, então poderá escolher o Porto 80 Redirect (altura em que lhe será pedido para especificar o port a utilizar para o redireccionamento). Se não estiver a correr um servidor da Internet, então não escolha esta opção pois poderá impedi-lo de se ligar correctamente.

  • No campo IP Address: Deverá já ver o seu endereço IP corrente. Se desejar colocar o endereço IP do host noutro sítio sem ser o seu actual local, poderá inserir esse endereço agora.
  • As próximas duas opções não são utilizadas para a criação de uma conta básica, daí não nos preocuparmos com as mesmas neste artigo.

  • Quando tiver preenchido a informação para o seu novo hostname, simplesmente clique no botão “Create Host” no fundo da página para o guardar.

Agora que acrescentou um host ou domínio à sua conta, temos que tratar dos problemas com o endereço IP dinâmico.

Se tiver um endereço IP dinâmico, terá que instalar um Dynamic Update Client (DUC) do No-IP. É um software gratuito, multiplataforma, disponível na secção de downloads do site NO-IP.

ATENÇÃO: Depois de descarregar e instalar o DUC, tenha a certeza de o configurar com o endereço de correio electrónico e password que utiliza para aceder ao site do NO-IP.

Agora carregar no visto ao lado do “Host” criado.

No separador “Standard” nas opções seleccionar “Run on Startup”

E está terminado. Desde que o software No-IP software esteja correctamente configurado e a correr, o seu hostname irá sempre apontar para o endereço IP dinâmico na sua localidade, não havendo qualquer problema se o IP for alterado. É esta a magia que faz o No-IP funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário